segunda-feira, 13 de junho de 2011

Memórias da Biodiversidade – um caminho educacional construído na vivência


A 9ª Semana Nacional de Museus convidou o Brasil para pensar a relação entre Museus e Memória, e a Escola de Biodiversidade Amazônica – Ebio/INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia promoveu no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi a oficina “Memórias da Biodiversidade Amazônica – a história das plantas e animais idosos do Parque do MPEG”.

A oficina relacionou a história dos entes mais idosos da fauna e da flora do Parque e a memória dos visitantes. Através de práticas educativas como a teia de saberes e a trilha social, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os moradores mais longevos do Zoobotânico.

Neste grupo da terceira idade figuram o Jacaré-acu “Alcino” (com 60 anos) e o Guajará (uma das árvores centenárias do Parque). A existência deles despertou a curiosidade e atenção dos participantes da oficina, que durante o caminho percorrido também passaram pela Samaumeira, o macaco-aranha Xicão e a onça-pintada Talismã (ambos com 16 anos).

No final do trajeto, a equipe da Ebio traçou um mapa mental com os participantes, que produziram desenhos e frases sobre o que mais gostaram na oficina, reforçando a conservação e valorização do patrimônio natural e cultural do Museu Goeldi.

Saiba mais sobre a oficina assistindo o vídeo abaixo: