quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Palestra "A importância das Corujas nas Áreas Urbanas"

O biólogo Marcos Antônio Sousa da Cruz",  ganhador do Prêmio José Márcio Ayres na sua 2ª edição, deu continuidade ao ciclo  "Encontros com a Biodiversidade" proferindo no dia 28/09 a palestra "A importância das Corujas nas Àreas Urbanas", com participação de professores, alunos de escolas de Belém e comunidade em geral.

 Biólogo Marco Cruz palestrando.

A palestra sobre as corujas foi muito interessante e despertou nos presentes um novo olhar sobre esses animais, que na maiora das vezes são vistos com maus olhos pela cultura popular na medida em que são  associados a má sorte e agouros.  A palestra  possibilitou conhecer as corujas em suas carracteristicas morfológicas, habitat, reprodução e especialmente reconhece -las  como  animais saneadores, pois ao se alimentarem de espécies extremamente nocivas à saúde humana, como por exemplo, ratos, morcegos e pombos, fazem o seu controle populacional .
A principal espécie estudada pelo biólogo é a Typo alba, conhecida popularmente como "suindara" e/ou "rasga mortalha". Segundo Marcos Cruz  é uma espécie bastante primitiva, ou seja, pouco evoluiu ao longo do tempo desde o seu surgimento, no entanto,  é bem adapatada a diversos ambientes terrestres, podendo ser encontrada desde os trópicos até as regiões temperadas. Ela também se adaptou bem ao ambientes urbanos devido a abundância de recursos alimentares, principalmente, de diferentes espécies de ratos. Essa ave de rapina  possui  visão e audição bastante apurada, são animais monogâmicos podendo se reproduzir, nos trópicos, até três vezes por ano e tem uma longevidade de seis a oito anos em média, entretanto, em cativeiro vivem mais tempo, em média, quinze anos.

 Coruja Suindara

A "Suindara" começou a ser estudada pelo biólogo a partir de um episódio de matança da coruja presenciado por ele,no prédio em que morava. O fato ocorreu devido a crença na má sorte que a coruja poderia trazer, o que o deixou bastante chocado e o interesse em estudá-la. A realização dos estudos possibilitou sua  participação no PMJA.
Atualmente Marcos Cruz desenvolve vários projetos sobre as corujas, desde o monitoramento de ninhadas, falcoaria, bem como, promoção de diversas ações de Educação Ambiental.
O estudo apresentado pelo biólogo foi um dos pioneiros na nossa região, porém não esgotando-o, isto é, pode-se fazer pesquisas sobre outros aspectos desses bichos. De acordo com a Profa. Maria de Jesus (Necaps/UEPA/EBIO), a palestra sobre as corujas pode auxiliar professores e estudantes do ensino fundamental e médio, público participante do PMJA, a realização de diversos trabalhos sobre a biodiversidade, como por exemplo, pesquisar sobre outros animais saneadores,  monogamia na natureza,  a biodiversidade e a cultura popular, dentre outros.

 Biólogo Marcos Cruz palestrando.

 Joice Santos (MPEG/LABCOM/EBIO) e Filomena Secco (MPEG/PMJA) avaliaram a palestra como oportunidade para despertar nos participantes o interesse pelo estudo da biodiversidade amazônica, bem como  promover a iniciação científica no ensino básico.   O ciclo  "Encontros com a Biodiversidade" faz parte da programação do Prêmio José Marcio Ayres para Jovens Natureza, e tem a EBIO como parceira, congrega ações educativas por meio de palestras, oficinas e trilhas e ocorre às quartas- feiras pela manhã.
Texto: Neriane da Hora
Graduanda em Lic. em Ciências Naturais-Biologia
Revisão: Profa. Maria de Jesus (UEPA/EBIO)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Calendário de Atividades - PJMA

Setembro

Palestra: Curiosidades da Biodiversidade Amazônica
Ministrante: Dr. Inocêncio Goyareb/MPEG
Dia 21/09, às 9h

Palestra: A Importância das corujas nas áreas urbanas
Ministrante: Marcos Antônio Souza da Cruz (Biólogo/Vale, 2º lugar na 2º edição do PJMA)
Dia 28/09, às 9h

Local das palestras: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico/MPEG

Outubro

Trilha: Construindo saberes sobre a Biodiversidade Amazônica
Instrutor: Dra. Maria de Jesus Fonseca/UEPA
Dia 05/10, às 9h, no Parque Zoobotânico do MPEG

Trilha: Conhecendo as espécies ameaçadas de extinção do Parque Zoobotânico do MPEG
Instrutor: Ana Cláudia e Filomena Secco/MPEG
Dia 18/10, às 9h, no Parque Zoobotânico do MPEG

Palestra: Impactos das mudanças climáticas na Biodiversidade
Instrutor: Leandro Ferreira/MPEG
Dia 19/10, às 9h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira/MPEG

Novembro

VII Simpósio da Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila
Palestra Inaugural: Os drosofilídeos na rota de expedições científicas na Amazônia
Ministrante: Dr. Nelson Papavero, dia 07/11, às 18h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira/MPEG
Mesa Redonda: Uso e Aplicações das Pesquisas em Drosofilídeos no Ensino da Biologia
Dia 08/11, das 16 às 18h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira/MPEG

Oficina: Biodiversidade como objeto de investigação
Instrutor: Dra. Maria de Jesus Fonseca/UEPA, dia 09/11, às 9h, no Parque Zoobotânico do MPEG

Oficina: Educomunicação e Biodiversidade
Instrutor: Joice Santos e Equipe Labcom Móvel/MPEG, dia 16/11, às 9h, no Parque Zoobotânico do MPEG

Oficina: Práticas de educação ambiental no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
Instrutor: ana Cláudia e ?Filomena Secco/MPEG, dias 21, 22 e 23/11, às 9h, no Parque Zoobotânico do MPEG

Trilha: Observando plantas de valor econômico no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
Instrutor: Filomena Secco e Saullo/MPEG, dia 30/11, às 10h, no Parque Zoobotânico do MPEG.

Dezembro

Pororoca da Biodiversidade, dia 06/12, no Parque Zoobotânico do MPEG

Expofoto da Escola da Biodiversidade Amazônica - Ebio, dia 06/12, no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico do MPEG

Lançamento da 5ª edição do Prêmio José Marcio Ayres

No último dia 16/09, o Museu Paraense Emílio Goeld-MPEG e a Conservação Internacional-CI lançaram a 5ª edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas do séc. XXI. O concurso vem sendo realizado desde 2003 com o objetivo de incentivar nossos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas ou privadas a conhecer, investigar e estudar a nossa imensa biodiversidade amazônica.

Esse ano, a EBIO-Escola da Biodiversidade Amazônica também se tornou uma parceira junto com a Universidade do Estado do Pará, através do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps. A 5ª edição também trouxe outra novidade, denominada de prêmio 2.0, que consiste na possibilidade de interação e comunicação entre os interessados através do blog da EBIO e também do site do prêmio, bem como, a difusão e a divulgação de material multimídia produzidos pelos estudantes Labcom Móvel - Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Amazônia/MPEG.

O período de inscrição dos trabalhos acontece até agosto de 2012. Serão premiados até três trabalhos, tanto na categoria do ensino fundamental, como na categoria do ensino médio. Para o estudante que desejar inscrever-se deverá procurar um professor da sua escola e socilicitar sua orientação, que será também responsável pela submissão do trabalho. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos individualmente ou por equipes compostas de dois alunos.

O prêmio não consiste apenas de inscrição, apreciação e premiação dos trabalhos. Os alunos interessados poderão participar de diversos atividades (ver calendário de atividades) que serão realizadas até o final do ano denominadas de "Encontros com a biodiversidade" podendo ocorrer em forma de palestras, trilhas e oficinas e culminará com a realização da "Pororoca da biodiversidade" em dezembro.

Coordenação do PJMA: Filomena Secco (MPEG), Joice Santos (MPEG/EBIO) e Maria de Jesus Fonseca (UEPA/EBIO).

Texto: Neriane da Hora
Graduanda em Lic. em Ciências Naturais-Biologia

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Websérie "Os naturalistas do século XXI"

A websérie "Os naturalistas do século XXI", acaba de ser lançada no canal do Museu Goeldi no Youtube, confira a história do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você conhece os animais encontrados entre o Cerrado e a Amazônia?

Como uma estratégia para a divulgação do tema biodiversidade nas escolas e na internet, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lançou, na última edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, a publicação “Os animais da Tanguro – Mato Grosso”, em versão impressa e on-line. O Labcom Móvel publicou o livro na plataforma Issuu, que permite a postagem gratuita de arquivos em PDF para leitura on-line.
O livro é organizado pelas biólogas e pesquisadoras Ana Cristina Mendes de Oliveira (UFPa), Maria Cristina dos Santos-Costa (UFPa) e Joice Bispo Santos (MPEG), coordenadora da Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio e do Labcom Móvel. A publicação apresenta resultados do projeto “Avaliação de impactos antrópicos sobre a fauna como subsídios à gestão de paisagem”, desenvolvido na fazenda Tanguro, pertencente ao Grupo André Maggi. Os estudos tiveram início em 2005, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e pelo Programa para Conservação das Florestas Tropicais – PPG7.
A fazenda Tanguro, localizada na região de Querência (Mato Grosso), fica em uma zona de transição entre dois grandes biomas brasileiros, a Amazônia e o Cerrado. Nessa área, temos o encontro dos ecossistemas, que possuem grande diversidade de espécies animais e vegetais.
Para acessar o livro “Os animais da Tanguro – Mato Grosso”, clique aqui.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Escola da Biodiversidade Amazônica: Ações

Oficinas na Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata
A Escola Magalhães Barata recebeu no dia 4 de junho de 2011, as oficinas ministradas pelos integrantes do Grupo de Trabalho de Sociobiodiversidade e Educação do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais-NECAPS, da Universidade do Estado do Pará, intituladas: "Estudo da Biodiversidade através de Jogos Educativos" - mediadoras: Celene Carvalho e Fernanda Rocha, e "Problemas Ambientais: O que eu tenho a ver com isso" - mediadoras: Ednalva Ambrósio, Erica Ferreira e Évila Moraes.

"Estudo da Biodiversidade através de Jogos Educativos"